sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EXERCÍCIOS FÍSICOS E O CORACAO DA MULHER


Desde ha muito se sabe da importância da pratica da atividade física para a manutenção da saúde física e mental, mas é importante que alguns dados sejam conhecidos de você, mulher, para que cada vez mais cuide do seu coração.

Benefícios do exercício físico

 • Pessoas que praticam esportes  tem 23 % menor risco de morte que aqueles pouco  ativos.

 • Exercício é essencial para o controle do peso. As dietas podem reduzir o peso as custas de perdas musculares , ao passo que o com o exercício físico perde-se peso as custas de diminuição da gordura corporal.

 • O exercicio físico aumenta o controle da glicemia em portadores de diabetes e pode prevenir ou retardar o inicio do diabetes tipo II.
 • Exercícios aeróbicos diminuem a pressão arterial em pacientes com hipertensão arterial sistêmica.

 • Exercícios podem melhorar os níveis das gorduras do sangue pela diminuição dos níveis de triglicérides e aumento do HDL-colesterol( bom colesterol)

 •Muitas pessoas relatam redução do estresse apos o exercício físico. Pesquisas mostram que a pratica de exercícios físicos esta associada a menores índices de tensão, ansiedade e depressão.

 • Exercícios de impacto como caminhadas, corridas podem prevenir a osteoporose e reduzir a incidência de fraturas.

 • Algumas evidencias sugerem que o exercício pode proteger a ocorrência de câncer de mama e de próstata e  pode retardar ou diminuir o aparecimento de demências.


Antes de iniciar o condicionamento físico faca uma consulta com o seu medico. 


 A grande maioria das pessoas nao necessita de testes especiais para iniciar um programa de condicionamento físico, mas o melhor é sempre procurar o medico para que ele faca alguns exames para prevenir complicações futuras.
Diabéticos, hipertensos, pessoas que já tiveram infarto ou angina são obrigados a fazerem um teste de esforço antes de iniciar a programação de atividade física. Com base no resultado desse exame, o medico poderá deteminar o tipo de exercício ideal e os limites que o individuo poderá atingir no esforço. Nunca inicie um programa de condicionamento físico sem a orientação de um cardiologista.

 Começando o exercício físico

Se você nao faz exercícios regularmente, comece a sua programação caminhando durante poucos minutos diariamente, ate atingir 30 minutos ao dia durante os cinco dias da semana. A atividade física nao necessita ser continua para produzir benefícios a sua saúde; você pode faze-la em três a quatro períodos de 10 minutos cada durante o dia, todos os dias. Caminhadas feitas uma ou duas vezes por semana  nao resultam em nada.Apos atingir 45 a 60 minutos por dia  você pode aumentar a distancia a ser percorrida, de modo a aumentar a intensidade do exercício.


Tipos de exercícios

Um programa de condicionamento físico deve conter exercícios aeróbios,  de resistência e de alongamento.
Antes de iniciar o exercício é importante que se faca aquecimento dos músculos e dos tendões para evitar contusões e lesões  musculares. Cinco a dez minutos de caminhada leve ou de corrida leve são importantes para se aquecer a musculatura que será requisitada no desenrolar dos exercicios. Apos isso inicie o seu treinamento com exercícios aeróbios como a caminhada, pedaladas em bicicleta parada ,corridas  na esteira,  natação e  hidroginástica. Mescle os seus exercícios com os de resistência, feitos com ajuda de pesos e maquinas de musculação. Eles devem ser feitos pelo menos duas vezes por semana com 48 horas de intervalo entre as sessões.
Terminada a atividade física, alongamentos deverão ser feitos com o objetivo de proteger as articulações, tendões , grupos musculares etc.

Quando você tem que pedir socorro.

 • Quando apresentar dor ou pressão no peito, nos braços, pescoço;
 • Quando tiver náuseas ou vômitos durante o exercício;
 • Quando sentir palpitações , disparo no coração e mal estar;

 • Dificuldade respiratória

 •Sentir-se muito fraco e muito cansado

 • Sentir dores nas juntas, câimbras, dores musculares intensas, fraqueza muscular;


Cuidados durante o exercício


 • Não deixe de tomar liquidos durante e apos o exercício. A sede é um sinal de que o nosso organismo necessita de água.
 • Não faca exercícios ao ar livre se a temperatura estiver muito elevada ou muito baixa.
 • Use calcados apropriados para os seus pés e para o tipo de exercício que você pretende fazer. Troque sempre os calcados quando houve sinais de deterioração.

REFERENCES
1.    Trends in leisure-time physical inactivity by age, sex, and race/ethnicity--United States, 1994-2004. MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2005; 54:991.
2.    Paffenbarger, RS Jr, Hyde, RT, Wing, AL, Lee, IM. The association of changes in physical-activity level and other lifestyle characteristics with mortality among men. N Engl J Med 1993; 328:538.
3.    Wannamethee, SG, Shaper, AG, Walker, M. Physical activity and mortality in older men with diagnosed coronary heart disease. Circulation 2000; 102:1358.
4.    Haskell, WL, Lee, IM, Pate, RR, et al. Physical Activity and Public Health: Updated Recommendation for Adults from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Circulation 2007; 116:1081.
5.    Dunn, AL, Marcus, BH, Kampert, JB, et al. Comparison of lifestyle and structured interventions to increa

Nenhum comentário:

Postar um comentário